O IEPTB-SP utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a sua experiência em nossos serviços e personalizar anúncios. Ao navegar no nosso site, o usuário aceita tais condições.

PROSSEGUIR

Na CENPROT
você pode:

X
Blog do Cenprot

Fique por dentro
das notícias da
Central de Protestos

Política de Privacidade

Qual a diferença entre protesto e negativação?

Você já ouviu falar em “nome protestado” e “nome negativado”, mas não sabe ao certo a diferença entre eles? Acha que significam a mesma coisa? Apesar de serem nomes parecidos, a diferença é grande e nós explicamos abaixo.

Estar com o nome negativado significa que o inadimplente possui uma dívida vencida não paga para uma determinada empresa. Qualquer débito vencido que o consumidor tenha com empresas de telefonia, internet, lojas, cartões de crédito, empréstimo ou saldo a pagar em uma instituição financeira podem gerar negativação, levando o consumidor a ter o nome sujo na praça.

Já o protesto é o ato público, seguro, apoiado pela Lei 9492/97, efetuado por um tabelião, e ocorre quando um título não é pago no prazo estabelecido e o credor registra essa impontualidade em cartório.

Sendo assim, o protesto em cartório possui duas finalidades importantes: provar publicamente o atraso do devedor e resguardar os direitos do credor na cobrança de seu crédito.

Se você está com o nome protestado e não sabe o que fazer, clique aqui e siga o passo a passo para solicitar uma certidão de protesto ou fazer seu cancelamento.

Quer ver mais curiosidades como essa? Acompanhe nosso blog e curta nossa página no Facebook para ficar ligado nas dicas e novidades.