O autenticador da LACUNA (WEBPKI), utilizado pela CENPROT-SP, suporta atualmente os seguintes navegadores:

Google Chrome Chrome 44+
Mozilla Firefox Firefox 50+
Microsoft Internet Explorer IE9+
Microsoft Edge Versão 42+
Perguntas frequentes

Caso a instalação não saia do passo 1/2 (extensão do navegador responsável pelo chip dourado no canto superior direito)

  • No Chrome:
    1. Vá em opções > Mais ferramentas > complementos / extensões
    2. Remova o webpki corrompido
    3. Reinstale normalmente
  • No Firefox:
    1. Abra o menu > complementos / extensões
    2. Remova o webpki corrompido
    3. Reinstale normalmente

Caso a instalação não saia do passo 2/2 (componente nativo que necessita do .net framework)

Verifique se o .Net Framework está instalado em sua máquina, caso esteja instalado e mesmo assim falhar, por favor repare a instalação do .Net framework:

  • Para Windows 7:
    • Vá no painel de controle > Adicionar e remover programas >selecione Microsoft.Net framework 4.X > "remover e/ou reparar" > selecione Reparar instalação.
  • Para Windows 8/10:
    • Abra o powershell.exe como administrador e digite os seguintes comandos para reparo:
      1. sfc /scannow (garantir que não há arquivos corrompidos no sistema)
      2. Dism /online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx4 /All (funcionalidade pode estar desabilitada, comando para habilitar)
      3. Dism /online /cleanup-image /restorehealth (reparar a funcionalidade)

Verifique se o .Net Framework está instalado em sua máquina, caso esteja instalado e mesmo assim falhar, por favor repare a instalação do .Net framework:

Para Windows 7

  • Vá no painel de controle > Adicionar e remover programas >selecione Microsoft.Net framework 4.X > "remover e/ou reparar" > selecione Reparar instalação.

Para Windows 8 / 10:

  • Abra o powershell.exe como administrador e digite os seguintes comandos para reparo:
    1. sfc /scannow (garantir que não há arquivos corrompidos no sistema)
    2. Dism /online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx4 /All (funcionalidade pode estar desabilitada, comando para habilitar)
    3. Dism /online /cleanup-image /restorehealth (reparar a funcionalidade)

Outra alternativa é atualizar o .net framework para a versão mais atual disponível

Existem duas soluções:

  • Execute a instalação como administrador
  • Altere a permissão de acesso a sua pasta temporária para usuários autenticados para acesso completo

  1. Verifique se a seguinte pasta foi criada: "%localappdata%\Lacuna Software\Web Pki":
    • Se sim: Verifique se o executável "Lacuna.WebPKI.ChromeWin.exe" abre uma janela sem apresentar falha. Se falhar vá para o passo 2.
    • Se não: Realize a instalação manual através do arquivo zip contido em https://files.lacunasoftware.com/webpki/WebPki_Manual_Install.zip
      • Descompacte o arquivo
      • Copie a pasta "Lacuna Software" para %localappdata%
      • Execute "chrome-firefox-registrykey.bat"
  2. Verifique se o .Net Framework está instalado em sua máquina, caso esteja instalado e mesmo assim falhar, por favor repare a instalação do .Net framework:
    • Para Windows 7
      • Vá no painel de controle > Adicionar e remover programas >selecione Microsoft.Net framework 4.X > "remover e/ou reparar" > selecione Reparar instalação.
    • Para Windows 8 / 10:
      • Abra o powershell.exe como administrador e digite os seguintes comandos para reparo:
        1. sfc /scannow (garantir que não há arquivos corrompidos no sistema)
        2. Dism /online /Enable-Feature /FeatureName:NetFx4 /All (funcionalidade pode estar desabilitada, comando para habilitar)
        3. Dism /online /cleanup-image /restorehealth (reparar a funcionalidade)
    • Outra alternativa é atualizar o .net framework para a versão mais atual disponível
  3. Verifique se o Antivirus bloqueou o WebPKI
  4. Se o erro for do tipo System.AccessViolationException : Ative a funcionalidade de PKCS#11 na extensão do navegador com o driver associado ao seu dispositivo criptográfico através do botão [Dispositivos Criptográficos(PKCS#11)]
Cenprot carregado com sucesso!