CENPROT - Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Tabeliães de Protesto de Títulos do Estado de São Paulo
As ferramentas digitais são grandes facilitadores para a realização de vários serviços. Porém, tentativas de fraudes com e-mails falsos e de roubo de dados, infelizmente são realidade em nosso dia a dia.
Por isso, a CENPROT-SP compartilha dicas e informações para que você se proteja nessas situações.
A CENPROT-SP não envia e-mails informando sobre a inclusão de solicitação de certidão de protesto.
Nunca responda a esses e-mails fornecendo seus dados.
Sempre se comunique conosco por nossos canais oficiais.
É uma tentativa fraudulenta de obter senhas, números de cartão de crédito e outras informações sensíveis.
As mensagens podem chegar por e-mail, mensagens de texto (SMS), ligações telefônicas e falsos pop-ups em sites desprotegidos. A mensagem segue uma abordagem atrativa e de extrema urgência, muitas vezes também solicitando a instalação de algum software específico ou clique em links
O primeiro passo é não divulgar nenhum dado pessoal em resposta a e-mails, WhatsApp, redes sociais ou em ligações telefônicas.
O segundo passo é fazer uma análise rápida da mensagem recebida e prestar atenção em alguns pontos essenciais. São eles:
A Central de Protesto do Estado de São Paulo foi criada pelo Provimento CG-SP nº 38/2013 da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo e sua função é disponibilizar aos usuários a utilização dos serviços dos cartórios de protesto do Estado de São Paulo de forma eletrônica.
Disponibilizamos a utilização de Certificado Digital para acesso aos serviços da Central de Protesto do Estado de São Paulo. Ou seja, ele possibilita a realização de procedimentos e operações virtuais mais seguras sem a necessidade de deslocamento e burocracia no processo. Isso concede maior segurança, custo reduzido e confiabilidade.
Além disso, o site da Central de Protesto do Estado de São Paulo utiliza o protocolo de segurança HTTPS. Esse protocolo garante que dados sensíveis não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas.
Verifique ao acessar o site se o “cadeado” aparece ao lado da URL protestosp.com.br