IPVA 2026: tudo o que você precisa saber para se organizar
Janeiro chegou e com o início do ano quem tem carro, moto, caminhão ou ônibus na garagem já se prepara para realizar o pagamento do IPVA 2026 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O IPVA 2026 está no radar de quem deseja manter o veículo regularizado e o orçamento sob controle. Apesar de ser um imposto recorrente, muitos proprietários ainda deixam o pagamento para a última hora, o que pode gerar juros, problemas com licenciamento, multas e até a inscrição do débito na dívida ativa.
Mas, para evitar surpresas, a Cenprot-SP reuniu as principais informações sobre o imposto desde o conceito e cálculo até prazos, formas de pagamento e consequências do não pagamento. Tudo de forma clara, acessível e objetiva, quer ver?
IPVA 2026: alíquotas
O cálculo é o mesmo de todos os anos: valor venal do veículo multiplicado pela alíquota, que varia conforme o tipo: para automóveis de passeio são 4%; para motocicletas, motonetas, ciclomotores, caminhonetes cabine simples, ônibus e microônibus são 2%; para caminhões são 1,5%; enquanto veículos de locadoras pagam 1%.
O IPVA 2026 segue as mesmas alíquotas dos últimos anos, mas pesou um pouquinho a mais no bolso dos motoristas, por causa da valorização média dos veículos na tabela de referência (FIPE), usada como base de cálculo pelo governo estadual.
Calendário do IPVA 2026 de São Paulo
O IPVA pode ser pago de três formas:
- Em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%;
- Pagar integralmente em fevereiro, sem desconto;
- Ou em até 5 vezes (de janeiro a maio), conforme o final da placa do veículo.
Quando a cobrança do IPVA é protestada em cartório?
Nem todo mundo sabe, mas o atraso ou não pagamento do IPVA pode gerar uma Certidão de Dívida Ativa, mais conhecida como CDA.
Caso isso ocorra, você consegue resolver o problema com seu IPVA protestado, quitar seus débitos e fazer o cancelamento do protesto sem sair de casa, tudo 100% online aqui no site da Cenprot-SP!
Veja o passo a passo:
- Faça uma consulta gratuita de protesto na página: https://protestosp.com.br/consulta-gratuita-de-protesto;
- Informe o nº do CPF/CNPJ e as dívidas protestadas irão aparecer;
- Verifique os valores da quitação e cancelamento;
- Realize o pagamento via Pix, boleto ou cartão de crédito;
- Prontinho! O protesto é cancelado após a confirmação do pagamento da dívida e seu nome será limpo de 3 a 5 dias úteis.
Você também pode consultar se existem condições diferenciadas no Fácil de Quitar, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo é parceira da Cenprot-SP. Nessa campanha, existe a vantagem da quitação de dívida e cancelamento automático de uma vez só.
Como se preparar financeiramente para o IPVA
Planejamento é a melhor estratégia para evitar apertos! Algumas ações simples ajudam muito, como por exemplo:
- Inclua o IPVA no orçamento anual;
- Faça uma reserva mensal ao longo do ano;
- Avalie se o pagamento à vista é vantajoso.
Lembre-se: mesmo se você escolher o parcelamento, deve se organizar para não comprometer outras despesas fixas, viu?
Com organização e atenção, o pagamento do IPVA deixa de ser um problema e passa a fazer parte de uma rotina financeira mais consciente.
Perguntas frequentes sobre o IPVA 2026
O que é o IPVA?
Primeiramente, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele deve ser pago por todos os proprietários de veículos registrados no Brasil. Além do mais, é obrigatório para a emissão do licenciamento anual.
Como pagar o IPVA 2026?
O proprietário do veículo pode pagar o IPVA na rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).
Da mesma forma, também é possível pagar pela internet ou por débito agendado, nos terminais de autoatendimento e demais canais oferecidos pelos bancos. Além disso, o contribuinte pode quitar o imposto em casas lotéricas ou com cartão de crédito, por meio de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
IPVA: Para onde vai o valor arrecadado?
De acordo com artigo publicado no Jusbrasil, ao contrário do que muitos pensam, a arrecadação de IPVA não necessariamente é usada para melhorias na infraestrutura e nos serviços de transporte como era a TRU (Taxa Rodoviária Única).
O valor arrecadado é dividido entre:
- Estado (50%)
- Município onde o veículo está registrado (50%)
Esses recursos podem ser direcionados para áreas essenciais, como:
- Saúde
- Educação
- Segurança pública
- Infraestrutura urbana
Embora muitas pessoas associem o IPVA diretamente às estradas, o imposto não é exclusivo para manutenção viária.
Como consultar o valor do IPVA 2026?
A consulta do IPVA 2026 pode ser feita online, no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda. Basta informar o número do Renavam e a placa do veículo para verificar valores, parcelas e possíveis débitos.
O IPVA 2026 SP pode ser parcelado?
Sim. No IPVA 2026 SP, o Governo do Estado de São Paulo costuma permitir o parcelamento em até cinco vezes. Também há a opção de pagamento à vista, com desconto, conforme o calendário oficial.
Quando o carro tem direito à isenção do IPVA?
A isenção do IPVA acontece quando o veículo tem mais de 20 anos de fabricação. Portanto, não confunda com a data em que adquiriu o carro. Além disso, carros de pessoas com deficiência também têm isenção do IPVA.
O que acontece se eu não pagar o IPVA?
O não pagamento do IPVA gera multa, pontos na carteira e juros. Da mesma forma, o veículo não pode ser licenciado. E o mais importante: carros sem licenciamento podem ser apreendidos!
Dessa forma, se o débito continuar em aberto, ele pode ser inscrito na dívida ativa, resultando em protesto e restrições no CPF ou CNPJ do proprietário.
IPVA atrasado pode dar problema no CPF?
Sim. Quando o IPVA não é pago e entra em dívida ativa, afetando o CPF ou CNPJ do proprietário. Como resultado, dificulta a obtenção de crédito, financiamentos e empréstimos. Com o débito em aberto, o veículo não pode ser licenciado e rodar com licenciamento vencido rende multa gravíssima, sete pontos na CNH e possibilidade de apreensão do veículo.
Onde confirmar se meu IPVA já foi pago?
Você pode fazer a confirmação do pagamento do IPVA no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado, usando o Renavam. O sistema costuma atualizar em poucos dias após a compensação bancária.
E aí, tiramos as suas dúvidas sobre o pagamento do IPVA 2026? Para acompanhar mais informações como essa, siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias!
- Facebook: https://www.facebook.com/ieptbsp
- Instagram: https://www.instagram.com/ieptbsp/
- Youtube: https://www.youtube.com/c/Ieptbspvideo
- TikTok: https://vm.tiktok.com/ZM8WnRAFk/
- Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ieptbsp/





