O cancelamento do protesto referente a conta de luz é de responsabilidade do inadimplente
Mesmo após o pagamento da conta de luz protestada, seu nome continua sujo se você não cancelar o protesto no cartório. Por falta de informação, muitas pessoas não sabem que não basta pagar sua dívida com o credor, também é necessário cancelar o protesto no cartório.
Ou seja, existe um grande número de pessoas que estão protestadas e não sabem que estão! Para te ajudar, a CENPROT-SP reuniu tudo o que você precisa saber para limpar o seu nome. E o melhor: sem precisar sair de casa!
Quando a conta de luz vira um protesto?
As principais empresas de energia utilizam os serviços dos cartórios e protestos para cobrar suas dívidas em atraso.
Então, após regularizar o pagamento da conta de luz atrasada com a companhia de energia, é preciso acertar a situação com o cartório. Segundo a lei Nº 9.492, de 10 de setembro de 1997, artigo 26, § 1º e 2º, o procedimento de cancelamento de protesto é de responsabilidade do inadimplente.
Veja como solicitar o cancelamento de protesto
Você sabia que dá para cancelar um protesto com carta de anuência eletrônica sem precisar ir ao cartório? Veja como é fácil:
- Acesse o site da CENPROT-SP-SP (www.protestosp.com.br);
- Faça uma Consulta Gratuita de Protesto;
- Informe o nº do CPF/CNPJ e as dívidas pagas que precisam ser canceladas irão aparecer;
- Escolha a forma de pagamento;
- Pronto! Efetue o pagamento das custas e de 3 a 5 dias o pedido será considerado encerrado e seu nome será removido da pesquisa pública.
E aí, você sabia dessas informações? Acompanhe nosso blog, siga nossa página no Facebook e compartilhe nosso conteúdo!