Fique atento ao golpe online: saiba como não cair numa fraude

Durante a pandemia, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou um aumento de 70% no número de golpes virtuais. Para evitar que você passe por alguma tentativa de fraude ou roubo de dados, a Cenprot preparou um passo a passo para que você saiba como agir nessas situações. Confira!
Principais medidas de prevenção contra golpes
- Jamais clique no link se receber um SMS ou e-mail suspeito.
- Nunca acesse links pedindo atualização de dados.
- Não compartilhe suas senhas! Nem por ligações telefônicas, WhatsApp, redes sociais, SMS ou e-mails.
- Escolha senhas difíceis de adivinhar, com números, letras e caracteres especiais, se possível. Por isso, jamais crie senhas com dados pessoais, como aniversários.
- Nunca baixe ou pague boletos de serviços que você não pediu.
- Se for pagar um boleto que você solicitou, sempre confira se o beneficiário é a empresa/instituição que você pediu o produto ou serviço.
- Entre em contato com os canais oficiais de comunicação da instituição ou estabelecimento.
- Evite expor informações privadas, utilizando conexões wi-fi de locais públicos.
Roubo de dados: o que é phishing?
É um crime digital com foco na prática de “pescar” informações e dados do usuário por e-mails, links, ou mensagens de texto/Whatsapp. Ou seja, é uma tentativa fraudulenta de obter senhas, números de cartão de crédito e outras informações pessoais.
As mensagens seguem um padrão! Contém uma linguagem apelativa e de extrema urgência, muitas vezes solicitando a instalação de algum software específico, induzindo o clique em links ou exigindo transferências bancárias.
Como evitar?
- Verifique sempre a ortografia. Se você se deparar com textos com erros gramaticais falando em nome de um órgão do governo, muito provavelmente é phishing.
- Desconfie quando receber ofertas muito vantajosas; elas são iscas para atrair o seu clique.
- Mensagens contendo links estranhos ou extensões em .zip ou .exe.
- Ameaças com urgência ou sobre bloqueio de conta são comuns em mensagens de golpe. Instituições e órgãos sérios nunca oferecem prazos curtos com esse tipo de abordagem aos clientes.
- Se receber mensagens de remetentes desconhecidos, suspeite. Confira se o endereço de e-mail corresponde a quem enviou a mensagem e se está escrito corretamente.
- Observe os links antes de clicar. Mesmo que o conteúdo do e-mail aparente ser autêntico, antes de clicar pause o mouse sobre o link e verifique se o domínio é confiável. Ele deve aparecer na parte inferior da tela.
Aqui você está seguro!
Aqui, na Central de Protesto, você está protegido! Disponibilizamos a utilização de Certificado Digital para acesso aos serviços da Central de Protesto. Ou seja, ele possibilita a realização de procedimentos e operações virtuais mais seguras sem a necessidade de deslocamento e burocracia no processo. Isso concede maior segurança, custo reduzido e confiabilidade.
Além disso, o site da CENPROT-SP utiliza o protocolo de segurança HTTPS, o que garante que seus dados não sejam revelados e não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas.
Outra medida de segurança: verifique ao acessar o site se o “cadeado” aparece ao lado da URL protestosp.com.br.
Quer ver mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog e curta nossa página no Facebook para ficar ligado nas dicas e novidades.
Saiba mais em: https://protestosp.com.br/Home/fraudes-seguranca