Na CENPROT-SP
você pode:

X
  • Blog da CENPROT-SP

    Fique por dentro
    das notícias da
    Central de Protestos

    Política de Privacidade

    Quer diminuir a inadimplência? Use o protesto na cobrança bancária

    A CENPROT-SP tem uma dica para empresários e comerciantes que desejam diminuir a inadimplência! Você sabia que quando gerar uma cobrança (boleto) na rede bancária, você pode optar pelo envio automático a protesto? Dessa forma, caso o pagamento não ocorra na data estabelecida, o banco encaminha automaticamente para o cartório.

    Com o protesto de títulos, você resolve tudo online, sem precisar sair de casa. Viu só como é possível resolver questões financeiras de forma rápida, eficiente e segura? Vamos explicar melhor a seguir:

    Quando ocorre o protesto?

    O protesto ocorre quando o inadimplente, após o recebimento da intimação, não comparece no prazo legal para fazer o pagamento no cartório.

    Quais títulos podem ser protestados de forma eletrônica?

    • (DMI) Duplicata Mercantil por indicação;
    • (DSI) Duplicata de Prestação de Serviço por indicação;
    • (CBI) Cédulas de Crédito Bancária;

    Eficiência e rapidez

    Mais de 65% dos títulos enviados a protesto são recuperados em até 5 dias úteis.

    Segurança Jurídica

    O protesto de título é um procedimento legal, transparente e seguro de recuperação de crédito, que reside entre o cumprimento espontâneo e a satisfação forçada (execução do crédito). Ou seja, é um estímulo ao cumprimento por gerar ônus ao devedor inadimplente.

    É realizado por profissionais de Direito, dotados de fé pública, normatizados e fiscalizados pelo Poder Judiciário, que verificam a regularidade do título ou documento de dívida. Além disso, interrompe a prescrição do título, estabelece termo inicial de juros e correção quando não houver prazo e também conserva os direitos.

    Gratuidade para o Credor

    O protesto é gratuito para o credor! Segundo a lei 9492, é de responsabilidade do devedor arcar com as despesas cartorárias.

    Quer saber mais informações? Entre em contato com a CENPROT-SP através do e-mail empresas@protestosp.com.br.

    Quer ver mais conteúdos como esse? Acompanhe nosso blog e siga a gente nas nossas redes sociais para ficar ligado novidades:

    Compartilhe: