Na CENPROT-SP
você pode:

X
  • Blog da CENPROT-SP

    Fique por dentro
    das notícias da
    Central de Protestos

    Política de Privacidade

    Protesto de título X negativação: você sabe e diferença?

    Protesto de título X negativação: você sabe e diferença?

    O número de pessoas com dívidas tem crescido cada vez mais, e para solucionar possíveis problemas de inadimplência é importante saber como regularizar o seu nome.

    Antes de tudo, é preciso entender se você está com o nome protestado ou negativado. Mas, protesto e negativação não são a mesma coisa? Não. Apesar de muita gente achar que os termos são sinônimos, os processos são bastante distintos.

    Não sabe se tem protestos em seu nome? Faça agora uma consulta gratuita de protesto.

    Diferente da negativação realizada por entidades de proteção ao crédito, que apenas inclui o devedor nos bancos de dados privados, o protesto de título é um ato público formal de recuperação de crédito.

    Ainda tem dúvida e quer saber mais sobre o assunto? Esse artigo é para você!

    O que é protesto de título

    Apoiado pela lei, o protesto é uma forma de oficializar a inadimplência praticada por um consumidor junto ao cartório. Isso permite que a empresa comprove formalmente que existe um débito em nome dela e solicite a cobrança para que a questão seja resolvida rapidamente.

    Isto é, o protesto de título vincula o nome do inadimplente a uma dívida até que ela seja paga, o que pode ajudar a aumentar a probabilidade do débito ser quitado.

    Outro ponto que vale ser lembrado é que os cartórios de protestos informam automaticamente as principais entidades de proteção ao crédito sobre a dívida. E esta informação poderá servir de apoio às empresas na hora de decidir se concederão ou não crédito ao consumidor.

    Como protestar um título?

    No caso de pessoa jurídica, é preciso enviar uma duplicata a protesto, mas se você está sem tempo de ir aos cartórios, saiba que é possível protestar um título aqui. Para isso, é só preencher os dados para cadastro e seguir as etapas para iniciar o protesto.

    O título a ser protestado não se enquadra na categoria acima? O primeiro passo para dar entrada no processo é reunir toda a documentação sobre a dívida e apresentá-la no Cartório de Protesto para que seja avaliada e a emissão da intimação feita ao devedor.

    Caso não sejam encontradas irregularidades na documentação, uma intimação será emitida pelo cartório e entregue pessoalmente ao devedor, que terá até três dias úteis para entrar em contato com o cartório para fazer o pagamento da dívida e das despesas cartorárias.

    Vale lembrar que o protesto é um recurso para recuperação de crédito que não caduca, uma vez que a dívida permanece no cartório até o seu pagamento ser realizado, diferente do que ocorre na negativação.

    Nossa solução eletrônica não atende a sua necessidade? Entre em contato pelo telefone: 11 3242-2008

    O que é negativação?

    Nome sujo e nome protestado são coisas diferentes, pois mesmo sem protestar a dívida, as empresas podem inserir a pendência financeira em entidades de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC.

    Ou seja, é possível barrar o crédito dos inadimplentes para estimulá-los a resolver a questão. No entanto, em alguns casos, a negativação pode não ser tão efetiva, pois após cinco anos da data de sua inclusão, o nome do devedor pode ser retirado do banco de dados dos órgãos de proteção.

    Ainda em dúvida sobre a melhor opção?

    Não há uma fórmula para garantir o pagamento das dívidas; por isso, antes de tomar a sua decisão, avalie os prós e os contras e escolha a mais adequada às suas necessidades.

    As duas opções são válidas na hora de cobrar os inadimplentes de plantão. Mas uma coisa é certa: o protesto de título torna o processo de cobrança muito menos constrangedor e desgastante, além de ser uma das formas mais seguras para receber as suas dívidas.

    Quer ver mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog e fique ligado nas notícias e novidades!

    Compartilhe: