Blog da CENPROT-SP

Fique por dentro
das notícias da
Central de Protestos

Política de Privacidade

IPVA 2024: porque pagar, valores, dúvidas e calendário

Quem tem carro, moto, caminhão ou ônibus na garagem, vê o final de ano chegando e já começa a pensar no IPVA em janeiro. Pois é, se você é proprietário de algum veículo, é obrigado a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no Brasil. 

E no início do mês, todas as informações sobre o pagamento e calendário do IPVA no Estado de São Paulo já foram divulgadas. E nós, da Cenprot-SP, selecionamos tudo o que você precisa saber para se organizar:

Alíquota IPVA 2024

Em 2024, a alíquota é a mesma de 2023 porque não aconteceram mudanças nas regras de desconto e parcelamento. Mas esse ano tem uma novidade: o contribuinte pode pagar o IPVA via PIX! 

Como pagar o IPVA 2024?

O pagamento pode ser efetuado na rede bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). Também é possível efetuar o recolhimento pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária, em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

O IPVA pode ser pago de três formas, sendo:

- Em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%;
- Pagar integralmente em fevereiro, sem desconto;
- Ou parcelar o IPVA em até 5 vezes (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio), conforme o final da placa do veículo.

Calendário do IPVA 2024 de São Paulo

O que acontece se você atrasar o pagamento do IPVA?

O não pagamento ou atraso do imposto resulta em multa, pontos na carteira e o motorista não conseguirá fazer o licenciamento do veículo. Carros não devidamente licenciados podem ser apreendidos e o proprietário pode ter o nome protestado.

Quando a cobrança do IPVA vai para o cartório?

Nem todo mundo sabe, mas o atraso ou não pagamento do IPVA, pode gerar uma Certidão de Dívida Ativa, mais conhecida como CDA.

Esta certidão é um documento que afirma a existência de um débito tributário em aberto, que pode ser protestado no cartório.

Caso isso ocorra, não se preocupe! Você consegue resolver o problema com seu IPVA protestado, quitar seus débitos e fazer o cancelamento do protesto sem sair de casa, tudo 100% online aqui no site da Cenprot-SP!

Veja o passo a passo:

  1. Acesse www.protestosp.com.br;
  2. Faça uma Consulta Gratuita de Protesto;
  3. Informe o nº do CPF/CNPJ e as dívidas protestadas irão aparecer;
  4. Verifique os valores da quitação e cancelamento;
  5. Realize o pagamento via boleto bancário, cartão de crédito ou transferência;
  6. Prontinho! O protesto é cancelado automaticamente após a confirmação do pagamento da dívida e seu nome será limpo em até 5 dias úteis.

E aí, você já conhecia essas informações sobre o IPVA? Se você curtiu este conteúdo, siga a Cenprot-SP nas redes sociais e acompanhe as nossas dicas:

Compartilhe:

Cenprot carregado com sucesso!