Na CENPROT-SP
você pode:

X
  • Blog da CENPROT-SP

    Fique por dentro
    das notícias da
    Central de Protestos

    Política de Privacidade

    Dívida com cartório: quanto tempo leva para limpar o nome?

    Antes de falar sobre pagar dívidas com o cartório e limpar o nome, a Cenprot-SP precisa esclarecer o que levou o seu nome a ser protestado. Por isso, vamos te explicar todo o processo de como funciona o protesto e em quanto tempo você consegue regularizar sua situação.

    Como funciona o protesto?

    O protesto ocorre quando uma pessoa ou empresa deixa de fazer o pagamento de um título no prazo definido e o credor procura o cartório.

    O cartório envia uma intimação ao inadimplente com o prazo de 3 dias úteis para o pagamento da dívida, caso a conta não seja paga no cartório, o devedor será protestado. Ou seja, quando alguém recebe a intimação, ela ainda não virou um protesto!

    Através da intimação, o cartório oferece a oportunidade da pessoa tomar conhecimento sobre a dívida e assim, quitar o débito com o credor. O protesto só é concretizado quando o pagamento da dívida notificada na intimação não é efetuado dentro do prazo legal.

    Etapas para limpar o nome no cartório

    Primeiro, faça uma consulta gratuita de CPF/CNPJ no site da Cenprot-SP e veja se existem protestos.

    Se a resposta for Constam Protestos, aparecerá o cartório, a localidade e a quantidade de protestos. Na página com o resultado da pesquisa, aparecerá a opção +info e você terá alguns detalhes sobre o título protestado.

    Se você já pagou a dívida com o credor, a autorização de cancelamento estará disponível, você poderá fazer o pedido e o pagamento das custas cartorárias.

    Agora, se a resposta for Constam Protestos e aparecer a opção “quitação de dívida”

    Você consegue pagar a dívida junto ao credor e as taxas cartorárias aqui mesmo no site, tudo de uma vez só. Não é prático e fácil?

    Mas se você ainda NÃO pagou a dívida, gostaria de limpar seu nome. Nesse caso, consulte seu CPF/CNPJ aqui no site da Cenprot-SP, clique na opção SAIBA COMO e confira o passo a passo.

    Quanto tempo leva para limpar o nome?

    Após quitar a dívida com o credor, solicitar o cancelamento do protesto e pagar as taxas cartorárias, seu nome será regularizado em média de 3 a 5 dias úteis! Esse é o prazo para processar as informações e comunicar o banco de dados dos cartórios de protesto (Cenprot-SP) e das entidades de proteção ao crédito (SPC, Boa Vista-SCPC e Serasa).

    Lembre-se: um título protestado não caduca. Ele permanece na condição de protestado até que seja feito o cancelamento do protesto e após a comprovação do pagamento da dívida. Porém, os órgãos de proteção ao crédito por força de lei, fornecem a informação apenas dos últimos 5 anos.

    Quanto mais cedo você pagar sua dívida, mais rápido você vai limpar o seu nome. Ter o nome sujo pode resultar em restrições financeiras como acesso a empréstimos e financiamentos, limitações no uso do cartão de crédito, problemas na movimentação de conta corrente e diversos contratempos.

    Agora você já sabe quanto tempo leva para limpar o nome! Para mais novidades e conteúdo sobre esse, acompanhe as nossas redes sociais:

    Compartilhe: