Na CENPROT-SP
você pode:

X
  • Blog da CENPROT-SP

    Fique por dentro
    das notícias da
    Central de Protestos

    Política de Privacidade

    Décimo terceiro salário: comece a sua transformação financeira limpando seu nome

    Final de ano chegando, festas, presentes, férias e uma perspectiva de gastos extras que podem atrapalhar o seu orçamento se você não cuidar da sua organização financeira. Por isso, o Blog da Cenprot-SP preparou algumas dicas para você usar seu décimo terceiro salário para virar esse jogo e colocar a sua vida em ordem. Saiba como utilizar esse benefício a seu favor!

    Veja como usar o décimo terceiro salário para ficar com o nome limpo:

    1º: Faça uma consulta gratuita de CPF/CNPJ na Cenprot-SP

    Esse é o passo inicial para aqueles que já sabem que estão com contas pendentes ou também para quem ainda não sabe que possui débitos em aberto. Ao fazer uma Consulta Gratuita de Protesto, você descobre rapidamente se existem pendências no seu CPF ou CNPJ, ou seja, se seu nome está protestado.

    Na consulta você pode enfrentar três tipos de situações:

    1) Se a resposta for: CONSTAM PROTESTOS e aparecer a mensagem quitação de dívida, você precisa pagar a dívida com o credor e as taxas cartorárias! Clique no link e siga as orientações.

    2) Se a resposta for: CONSTAM PROTESTOS e aparecer a mensagem “autorização para cancelamento disponível”, significa que você já pagou a dívida com o credor, mas ainda precisa fazer o cancelamento do protesto. Clique no link e siga as orientações.

    3) Agora se a resposta for: CONSTAM PROTESTOS e não aparecer nenhuma mensagem, você precisa procurar o credor, fazer o pagamento da dívida, obter a anuência eletrônica (antiga carta de anuência) e solicitar o cancelamento de protesto no site ou no cartório.

    Após você solicitar o cancelamento de protesto, os cartórios processam as informações e comunicam o banco de dados dos cartórios de protesto (Cenprot-SP) e as entidades de proteção ao crédito (SPC, Boa Vista-SCPC e Serasa). Esse processo dura em média de 3 a 5 dias úteis. 

    Por isso, se a sua consulta for positiva, é muito importante considerar o 13º salário como forma de tirar seu nome do vermelho. Sabe o porquê?

    Para não ficar refém de juros
    No cenário econômico atual, o mais recomendado é fazer o pagamento dos débitos o quanto antes para sua dívida não virar uma bola de neve. E seu décimo terceiro salário pode ser seu aliado nessa situação!

    Para ter mais tranquilidade
    Se você utilizar o 13º com sabedoria, o fim do ano é um momento SUPER importante para determinar o ritmo financeiro do ano que vai chegar! Afinal, compras mal planejadas e gastos excessivos podem te atrapalhar muito em um futuro próximo.

    Por isso, saiba utilizar esse pagamento como um trunfo para limpar o seu nome e começar o próximo ano com a consciência tranquila. Além de que é importante reservar uma parte do seu 13º para os gastos de janeiro, como IPVA, IPTU, material escolar e matrícula podem pesar no orçamento. Mas, se você guardar uma parte do benefício, vai conseguir aliviar as despesas!

    Nome limpo = crédito mais barato
    Se você está com o nome limpo, continue assim! Porque seu histórico de pagamentos é levado em consideração se você precisar de crédito e fica mais difícil conseguir se você está com o nome protestado. Além de que as taxas de juros são mais altas!

    Para não sofrer com restrições financeiras
    Quem está com o nome com problemas tem dificuldades em fazer crediário em lojas, movimentar conta-corrente, fazer cartões de crédito, financiamentos e empréstimos bancários. Nós sabemos que muitas vezes a situação pode sair do controle e estar com o nome sujo não é uma escolha, é uma consequência de uma fase difícil.

    Por essa razão, ressaltamos a importância do décimo terceiro para retomar sua estabilidade financeira e ter o CPF limpo novamente!

    Por isso, concentre-se em colocar sua vida financeira em dia em 2023. Ainda dá tempo!

    Siga a Cenprot-SP nas nossas redes sociais:

    Compartilhe: