Blog da CENPROT-SP

Fique por dentro
das notícias da
Central de Protestos

Política de Privacidade

Inadimplência em condomínios: o que fazer para recuperar débitos e manter a gestão em dia

A inadimplência em condomínios é um desafio cada vez mais comum para síndicos e administradoras. Consequentemente, traz impactos à gestão, assim como prejudica todas as pessoas que cumprem os pagamentos em dia.

Equilibrar as contas, pagar prestadores de serviços, realizar manutenções e até mesmo investir em melhorias são ações que ficam comprometidas diante da dívida. Além disso, há ainda o estresse com a cobrança constante aos devedores.

De acordo com a uCondo, somente no primeiro trimestre deste ano, a inadimplência em condomínios cresceu de 12% para 17% no Brasil. A saber: a uCondo é uma startup que atua com tecnologias para gestão de condomínios.

Por outro lado, no Estado de São Paulo, uma solução cresce ainda mais: o protesto em cartório. O protesto está gerando fortes resultados na recuperação de créditos condominiais de tal forma que já se consolida como uma ferramenta eficaz neste desafio.

O protesto de taxas de condomínio saltou de 569, em 2020, para 4.559 em 2024. Ou seja, uma alta de 701%, segundo dados do nosso Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção São Paulo (IEPTB/SP).

Além disso, outro dado que chama a atenção é o índice de efetividade de 40%, conforme revelou o presidente do IEPTB/SP, José Carlos Alves, em recente entrevista ao Valor Econômico. Ele ilustrou que, do total de R$ 4,4 milhões de dívidas do condomínio levadas a protesto, R$ 1,7 milhão foi recuperado.

No entanto, embora haja essa eficácia comprovada, muitos síndicos e administradoras de condomínio ainda não conhecem ou não utilizam o protesto para resolver os problemas de inadimplência. Por isso, vamos explicar melhor sobre o tema:

O que é o protesto?

Antes de tudo, o protesto é um ato legal e formal. É um registro feito em cartório para mostrar que uma dívida não foi paga no prazo certo e traz consequências ao devedor.

O protesto é regulamentado pela Lei nº 9.492/1997 e pode ocorrer quando o síndico encaminha o título ao cartório de protesto e o proprietário do imóvel não paga a dívida mesmo após a intimação.  

Como funciona o protesto na inadimplência em condomínios?

Apenas com um dia de inadimplência, o síndico ou administradora do condomínio pode enviar o débito do dono do imóvel ao cartório.

No caso de condomínios, o protesto permite a cobrança de:

  • Taxas condominiais vencidas;
  • Multas e juros;
  • Despesas extraordinárias em atraso.

Após o recebimento do título, o cartório envia a notificação extrajudicial ao devedor. Logo após a notificação, o devedor tem o prazo de até três dias úteis para efetuar o pagamento da dívida.

Todavia, caso não pague, o cartório então lavra o protesto, ou seja, formaliza a pendência do débito.

“Esse registro prova, por um lado, que o credor foi diligente na cobrança e tentou todos os meios possíveis. Por outro lado, o devedor sofre consequências negativas, pois as dívidas protestadas são levadas em consideração na análise de concessão de crédito”, explica o presidente do IEPTB/SP.

Consequências para quem está com inadimplência em condomínio

Com o protesto formalizado, o devedor passa a ter inúmeras consequências negativas. Por exemplo:

  • Negativação do nome (inclusão em órgãos como Serasa, SPC, além dos cartórios);
  • Dificuldade para obter créditos e financiamentos;
  • Taxas mais elevadas de juros no mercado;
  • Redução no score de crédito;
  • Restrição a concursos ou licitações públicas, entre outras.

Para reverter tudo isso, o devedor deve, em primeiro lugar, pagar o débito ao credor. Em seguida, deve pagar as taxas cartorárias. Somente após isso, o nome será regularizado.

Vantagens do protesto na inadimplência em condomínio

O protesto é uma solução rápida, segura, confiável e eficiente para reduzir a inadimplência em condomínios. Entenda essas vantagens:

  • Rápido
    Os títulos podem ser enviados gratuitamente pela internet, pelo site da Central de Protestos do Estado de São Paulo (Cenprot-SP), sem precisar ir ao cartório. Após ser notificado, o devedor tem até três dias úteis para efetuar o pagamento.
  • Seguro
    A Cenprot-SP é o canal oficial dos cartórios de protesto do Estado de São Paulo. Tem regulação da Corregedoria do Estado de São Paulo. Além disso, todo o site é seguro para navegação, com privacidade, proteção de dados e selos de segurança.
  • Confiança
    O protesto é realizado por profissionais do Direito, com fé pública e segurança jurídica que dão mais confiança ao credor, assim como ao devedor.
  • Eficiente
    Mais de 65% dos títulos enviados a protesto são pagos em até 3 dias úteis, de acordo com o IEPTB-SP.

Como enviar uma dívida de taxa de condomínio para protesto?

O envio dos títulos da inadimplência em condomínio é 100% digital e gratuito.

Confira o passo a passo para fazer o envio de títulos a protesto:

  1. Acesse o site da Central de Protestos do Estado de São Paulo (protestoSP.com.br);
  2. Clique em Credor;
  3. Selecione Envio de título para protesto;
  4. Faça o cadastro gratuito no site;
  5. Por fim, preencha os campos solicitados e os dados dos títulos a serem enviados ao protesto.

No entanto, caso surja qualquer dúvida, fale com a nossa equipe pelo telefone (11) 2189-9666 (de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 17:30).

Casos de sucesso com o uso do protesto na inadimplência em condomínios

Por fim, para concluir esse artigo, confira esta recente matéria veiculada no Jornal Nacional.

A reportagem mostra como gestores de condomínio utilizam o protesto para reduzir a inadimplência. O motivo para esse sucesso, decerto, agora você já sabe. Protestar é rápido, seguro e eficaz.

Por isso, quanto antes a gestão do condomínio agir, melhores serão os resultados.

Enfim, o protesto de títulos se mostra uma solução eficaz, pois ajuda o condomínio a:

  • Recuperar valores atrasados;
  • Reforçar a seriedade da gestão;
  • Garantir serviços essenciais;
  • Incrementar melhorias para o prédio.

Não deixe a inadimplência virar rotina. Envie este artigo para outros síndicos e leve o tema para a nova reunião de condomínio!



Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Compartilhe:

Cenprot carregado com sucesso!