Você sabia que quem deixou de pagar o IPVA de anos anteriores pode estar com o nome protestado?
Isso mesmo! São mais de 5,2 milhões de pessoas que se encontram nesta situação. Dos 5,4 milhões de títulos protestados pelo Governo do Estado de São Paulo, 95% deles são IPVAs. A CENPROT-SP vai explicar melhor a seguir! Leia mais:
IPVA
O IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é um tributo pago ao Estado nos primeiros meses do ano por aqueles que possuem um ou mais veículos em seu nome.
O não pagamento ou atraso do imposto resulta em multa e o motorista não conseguirá fazer o licenciamento do veículo. Carros não devidamente licenciados podem ser apreendidos e o proprietário pode ter seu nome protestado e incluído em listas das entidades de proteção ao crédito.
Quando a cobrança do IPVA vai para o cartório?
Nem todo mundo sabe, mas o atraso ou não pagamento do IPVA, após a inscrição em Dívida Ativa, pode fazer com que seu nome seja protestado em cartório.
Entretanto, a CENPROT-SP está aqui para trazer uma informação importante: você consegue resolver o IPVA protestado, quitar seus débitos e fazer o cancelamento do protesto sem sair de casa, tudo 100% online!
Confira o passo-a-passo:
- Acesse www.protestosp.com.br;
- Faça uma Consulta Gratuita de Protesto;
- Informe o nº do CPF/CNPJ e as dívidas protestadas irão aparecer;
- Verifique os valores da quitação e cancelamento;
- Realize o pagamento via boleto bancário ou transferência;
- Prontinho! O protesto é cancelado automaticamente após a confirmação do pagamento da dívida.
Agora é tudo online! Antes dessa facilidade, a pessoa protestada primeiro deveria quitar o débito com o Governo Estadual, e então aguardar seis dias úteis para só depois comparecer ao cartório para cancelar o protesto. Graças a esse novo recurso da CENPROT-SP, a dívida é paga e o protesto é cancelado automaticamente após a confirmação do pagamento, sem você precisar sair de casa.
Viu como aqui na CENPROT-SP é tudo fácil, rápido e simples?
E aí, você sabia dessas informações? Acompanhe nosso blog, siga nossa página no Facebook e compartilhe nosso conteúdo!