Inadimplência em pequenas empresas - Formas de identificar se o cliente é um bom pagador
A inadimplência é um grande desafio para pequenas empresas. Muitas vezes, a falta de pagamento dos clientes pode causar problemas financeiros e até mesmo o fechamento da empresa. Por isso, é importante identificar se o cliente é um bom pagador antes de realizar uma venda ou fechar um negócio. E hoje, com as dicas da Cenprot-SP, você vai aprender como a consulta de CPF simples pode ser uma solução eficaz para evitar problemas com a inadimplência. Saiba mais:
Identificando um bom pagador
Selecionamos alguns métodos para te ajudar a identificar se o seu cliente tem um bom histórico de pagamento, diminuir a inadimplência, e fazer vendas mais seguras. Vem conferir!
A importância da consulta de CPF/CNPJ GRATUITA
Você sabia que a consulta de CPF/CNPJ é uma ferramenta muito útil para diminuir a inadimplência? Ela permite que você descubra se o cliente tem alguma dívida protestada em seu nome.
Essa é uma solução muito eficiente para evitar vendas com alto risco. E o melhor: a consulta pode ser feita aqui mesmo no site da Cenprot-SP de forma GRATUITA e evita muitas dores de cabeça futuras. Clique aqui e consulte agora mesmo!
O cliente não pagou, o que fazer?
Utilize a ferramenta do protesto para receber suas contas em atraso! Com um índice de recuperação de 65%, você resgata seu crédito em até 5 dias úteis com segurança jurídica e rapidez!
A Cenprot-SP oferece soluções para atender as pequenas, médias e grandes empresas. Quer saber mais informações? Acesse nosso site ou entre em contato através do e-mail: empresas@protestosp.com.br!
Além disso, ao gerar uma cobrança (boleto) na rede bancária o empresário pode optar pelo envio automático a protesto. Consulte seu banco.
Documentos que podem ser protestados
Os principais títulos/documentos de dívidas encaminhados a protesto são:
- DM/DMI (Duplicata de venda mercantil);
- DS/DSI (Duplicata de prestação de serviço);
- CCB/CBI (Cédula de crédito bancário);
- CDA (Certidão e dívida ativa);
- EC (Encargos condominiais);
- Contas de luz, água, telefone e gás;
- Contratos;
- Cheques;
- Nota promissória;
- Entre outros.
Observação:
- DMI, DSI, CBI, CDA e EC, são títulos que podem ser encaminhados de forma eletrônica;
- Clique aqui e veja a lista completa dos títulos protestáveis!
Mas lembre-se:
Embora essas estratégias possam ajudá-lo a avaliar o risco de fazer negócios com um cliente, elas não são infalíveis. Sempre há a possibilidade de que um cliente que pareça ser um bom pagador acabe não honrando os seus compromissos financeiros. Por isso, é importante monitorar de perto seus clientes e ter um plano de ação em caso de inadimplência.
Uma dica é também ter atenção redobrada ao realizar vendas de valores altos no final do ano ou em grandes promoções. Nessas datas, o consumo aumenta consideravelmente e a inadimplência também, deixando o empresário sem fundos para pagar seus impostos, reposição de estoque e mais.
E aí, curtiu? Não esqueça de seguir a gente nas nossas redes sociais para ficar ligado nas novidades:
- Facebook: https://www.facebook.com/ieptbsp
- Instagram: https://www.instagram.com/ieptbsp/
- Youtube: https://www.youtube.com/c/Ieptbspvideo
- TikTok: https://vm.tiktok.com/ZM8WnRAFk/
- Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ieptbsp/